25 de novembro de 2010

A doença silenciosa - o cancro

Exm.a Senhora Ministra da Saúde Dr.a Ana Maria Teodoro Jorge, peço-lhe mais um esforço de responsabilização de todos os intervenientes, para a melhoria da qualidade da prestação dos serviços de saúde em Portugal:
Em 10 de Set. foi a enterrar um amigo e em Julho havia sido António Feio.
 


Prevenção primária
Se tem mais de 40 anos, pondere, com o seu médico, a realização de uma colonoscopia total. Seja consciente e assuma a vida. Esta foi a campanha nos EUA em Setembro (Stand up to cancerE nós, o que estamos à espera?!



Que prevenção primária fazem os Centros de Saúde, se até aos doentes oncológicos são recusadas credenciais para consultas de nutrição?


Felizmente, em Novembro houve inúmeras campanhas (Liga portuguesa contra o cancro) e iniciativas, denotando que afinal o Ministério da Saúde está preocupado, mas...
Como é possível termos passado o mês de Setembro e Outubro, sem ouvirmos campanhas públicas sobre a importância do diagnóstico dos cancros da próstata, mama e colon, quando se sabe que o cancro da próstata afecta 1 em cada 6 homens e o da mama 1 em cada 8 mulheres, e o cancro do colon é a segunda causa de morte nas mulheres.
Simplex na Saúde
Como é possível um doente oncológico, com o sistema imunitário dimínuído por quimioterapia, ser obrigado a deslocar-se de Torres Vedras a Lisboa, e esperar uma hora e meia no Hospital Curry Cabral, numa sala de espera sem ventilação e cheia de pacientes com diversas patologias (anexo provisório), para fazer uma simples colheita de sangue previamente marcada semanas antes (hemograma), quando o tempo de espera para fazer o cartão de cidadão é estimado em 25 minutos?!! 

Outras ligaçõs
Audio MD 
Audio2

1 comentário:

jotacapa disse...

O cancro cólon-rectal não é tão silencioso assim, dá sinais e bastante acentuados, por um lado as diarreias mostrando que algo não está bem, por outro a obstipação que mostra o mesmo mas de outra forma, além do sinal que praticamente ninguém liga, que é a flatulência e o meteorismo, sinais evidentes que os intestinos não estão bem.
Diga-se que a colonscopia e a endoscopia nos dias de hoje é feita com sedação, a qual tem o condão de nos por a dormir durante o tempo de exame e não sentirmos enfiarem-nos os tubos pela goela abaixo nem o outro pelo lado oposto. Porém, estes dois exames só vêem mesmo parte do sistema digestivo, pois que para o Intestino Delgado ser visto, ter-se-á que engolir a câmara endoscópica, a qual faz o filme integral do nosso intestino delgado.