3 de janeiro de 2011

O cancro do colón e recto é a principal causa de morte por doença oncológica, estimada em 10 pessoas por dia! Este flagelo não justificava uma atitude mais proactiva dos Centros de Saúde?

Exm.a Senhora Ministra da Saúde,
O flagelo do cancro colo-rectal não justificava que os Centros de Saúde fossem mais proactivos na sensibilização e no rastreio, e o Ministério da Saúde tivesse programas de prevenção primária?
O cancro do colón e recto representa cerca de 15% dos tumores malignos diagnosticados em cada ano no nosso país; é também a principal causa de morte por doença oncológica estimada em 3300 mortes em cada ano, isto é aproximadamente 10 pessoas morrem diariamente com cancro do intestino!
Em boa dia, a Sociedade Portuguesa de Endoscopia Digestiva assinalou o DIA EUROPEU CONTRA O CANCRO DO INTESTINO, no passado 3 de Novembro, com a oferta de exames que decorreram no IPO de Lisboa. 
Felizmente que o Serviço de Gastrenterologia do IPO de Lisboa e do Porto realiza estes rastreios todos os dias úteis, desde 1994.
PS: Mas aqui expresso mais dois pedidos para 2011:
Autorizar os doentes oncológicos a terem o direito de aceder a consultas no SNS de:
  • Nutrição e de;
  • Psicologia / Psico-oncologia.
Visto que actualmente os médicos de família recusam passar essas credenciais, por ordem superior da ARS, e o IPO só as concede a quem está internado!
Bem haja, e votos de próspero ano novo, em paz e com saúde.
Torres Vedras
Ant.º Nunes



Entrevista a Dr.a Isabelle Cremers - DIA EUROPEU CONTRA O CANCRO DO INTESTINO
Importance of Colonoscopies
Psicologia Hospitalar - Humanização da Saúde




Sem comentários: