23 de janeiro de 2011

Uma sociedade cristã, em que os endividados são acolhidos em casa:-) e a escassez de equipamentos sociais na Freguesia do Alto Seixalinho com 22 mil habitantes! :-(

"imaginemos uma sociedade em que os endividados são acolhidos em casa para voltarem a ser produtivos e a pagar impostos?" Paulo Mendes Pinto, in Público, p. 32.
cf. Levítico (25, 35)
Exm.º Senhor Carlos Humberto, afinal não foi o Governo que desistiu do Barreiro, nem de Portugal!

V/ Ex.a, enquanto Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, honrou com a sua presença a inauguração do Centro Social Paroquial Padre Abílio Mendes, ao lado do Governo do PS.
Todavia fiquei abismado com o seu discurso (cf. video abaixo): V/ Ex.a perdeu uma boa oportunidade para denunciar publicamente ao Senhor Secretário de Estado, a escassez de equipamentos sociais na Freguesia do Alto Seixalinho (22000 habitantes, 5000 dos quais com mais de 65 anos), nomeadamente um Centro de Dia da rede de pública, que apoie a população idosa, e de sensibilizá-lo para a necessidade da construção de um novo Centro de Saúde! 

A recente inauguração de creches no Barreiro e de outros equipamentos de apoio social e educativo, é  louvável, mas não pode esconder a falta de clareza, quanto à posição que a 3ª idade ocupa na hierarquia de políticas públicas do Município. Observo aqui uma discrepância de prioridades, à revelia das conclusões do citado Diagnóstico Social do Barreiro!
Há, que reservar uma especial atenção para o significativo crescimento de 28,1 pontos percentuais da população idosa nomeadamente no respeitante a equipamentos e serviços sociais destinados ao apoio dos indivíduos pertencentes a esta faixa etária, uma vez que a tendência é continuar a aumentar.
Não era preciso imitar Almada, que usou o PROGRAMA PARES para investir na construção de Centro de Dia e de Lar Residencial para Idosos. Bastava responder aos problemas e necessidades de intervenção prioritárias identificados no Diagnóstico Social do Concelho do Barreiro, que classifica a população do Barreiro como “tendencialmente envelhecida”:
  • Em 2003, a percentagem da população com idade superior a 25 anos é de 75% ;
  • O grupo etário que mais se destaca é o da população com mais de 65 anos de idade, comparativamente com os restantes;
  • No período intercensitário 1991 – 2001, é esta a única faixa etária ( > 65 anos de idade), que em termos percentuais tem um acréscimo de 28,1%, o que atribui um peso evolutivo bastante significativo a esta categoria no conjunto da população residente;
  • Em 2001 a situação agrava-se apresentando uma população muito envelhecida, observando-se uma tendência acentuada para o envelhecimento demográfico (índice de envelhecimento - 122). Há um afastamento drástico relativamente à Península de Setúbal e à média nacional. 
Nesta inauguração, o grande esforço de investimento foi do Centro Social Paroquial Pe Abílio Mendes. Parabéns e Obrigado.
Há uma ano, relativamente à ausência de construção do Centro de Saúde do Alto Seixalinho, afirmei  que era o resultado da sua política de gestão da centralidade do Barreiro! Mas não é só na área da Saúde que o Alto Seixalinho tem sido esquecido. Nalguns casos não são só as omissões que lamento; são também as más intervenções do poder local.
  • Não esqueço o meu desacordo quanto à urbanização da Escavadeira (onde eram as oficinas da CP), nomeadamente o prédio construído no enfiamento da Rua Pedro Álvares Cabral, fechando as vistas da mesma para o rio Tejo e Lisboa;
  • Não esqueço a destruição do Parque infantil do Bairro Novo da CUF (em frente à estação da CP do Lavradio) para construir-se um mini-parque de estacionamento;...
Afinal em que ficamos Sr. Carlos Humberto?! Para mim quem desistiu de defender o Barreiro, nomeadamente os seus idosos, parece-me ter sido nesta ocasião o Presidente da Câmara do Barreiro! Nestas circunstâncias só me resta pedir-lhe, que v/ Ex.a não faça o seu dever - isto é servir os barreirenses, e em especial os do Alto Seixalinho. 21-01-2011 .
PS:
A posteriori, fiquei contente, pois afinal a CMB está atenta:  Mais vale tarde do que nunca; Parabéns pela iniciativa Senhora Vereadora Regina Janeiro, pela aprovação, em 19-1-2011, de uma moção camarária manifestando as apreensões partilhadas pelo Observatório Municipal de Saúde, na sequência da entrega de abaixo-assinado reclamando a construção de um Centro de Saúde, de um Centro de Dia e de uma Estação de Correios, a todos os Grupos Parlamentos e ao Presidente da Assembleia da República, por parte da Comissão de Utentes de Serviços Públicos da freguesia do Alto do Seixalinho, em Novembro passado.

Discurso do Senhor Presidente da Câmara Municipal do Barreiro
 
Vista Oficial na inauguração do Centro Paroquial Padre Abílio Mendes, no Barreiro
Pedro Marques, Secretário de Estado da Segurança Social, na inauguração do Centro Paroquial Padre Abílio Mendes, no Barreiro
Rão Kyao assinalou musicalmente a sua alegria de estar entre barreirenses/camarros, à beira-tejo.

Sem comentários: